Informações:
Nome completo: Amy Jade Winehouse
Data de nascimento:14 de setembro de 1983
Local de nascimento:Londres, Inglaterra, Reino Unido
Data de morte: 23 de julho de 2011 (27 anos)
Local de morte: Londres, Inglaterra, Reino Unido
Ocupação:cantora e compositora
Instrumentos: Vocais, guitarra e violão
Período em atividade: 2003-2011 (como cantora e compositora)
Página oficial: amywinehouse.co.uk
Biografia
Amy nasceu numa família judia, filha de Mitchell "Mitch" Winehouse, um motorista de táxi e Janis Winehouse, uma farmacêutica, Amy também tinha um irmão mais velho Alex Winehouse.
No dia 18 de maio de 2007, Amy se casou com Blake Fielder-Civil, em Miami. Em 16 de julho de 2009, Amy e Blake se divorciaram por causa de acusações mútuas de infidelidade e nessa época foram tornadas públicas as brigas com agressões que eles tiveram. Boatos do reatamento de Amy com Blake foram desmentidos e ela já estava namorando Reg Traviss, um diretor de cinema. Segundo amigos e parentes da cantora, Traviss era uma ótima influência para Amy e não tinha envolvimento com drogas nem álcool.
No ano de 2008 Amy foi presa duas vezes, devido à posse de drogas, e confessou ter batido em um homem com as mãos. Ela passou uma noite numa cela sem ter recebido acusação formal.
O pai da cantora, Mitch Winehouse, lançou-se como cantor com o álbum Rush Of Love, que traz clássicos do jazz de Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e ainda mais quatro músicas compostas por Mitch.
Amy também possuia algumas tatuagens pelo corpo:
-Na barriga Amy tinha uma âncora escrita Hello Sailor (Olá Marinheiro).
-No olho tinha uma lágrima.
-No dedo um símbolo significando Love.
-No braço um raio
-No mesmo braço do raio tinha um passáro escrito Never Clip My Wings ( Nunca prenda minhas asas)
-Uma pin-up
-Uma Moça de nome Cynthia (em Homenaggem a sua avó)
-Em cima de Cynthia dois corações
-Uma pena
-No seio esquerdo um bolso com o nome Blake's
-Nas costas uma águia
-No outro braço uma ferradura escrito Daddy's Girl ( menininha do papai)
-E no mesmo braço uma pin-up
No dia 23 de julho de 2011, por volta das 3:54 horário local (horário de verão britânico), duas ambulâncias foram chamadas para a casa de Amy, em Camden, decorrente de uma ligação à polícia britânica para atender uma mulher desacordada.Um tempo depois, as autoridades metropolitanas haviam confirmado a morte da cantora. Posteriormente, foi aberta uma investigação à fim de determinar a causa da morte de Amy, porém, os primeiros resultados não foram conclusivos, e uma análise toxicológica foi necessária. Apenas em 26 de Outubro do mesmo ano, os relatórios finais puderam indicar que a causa da morte decorreu de um consumo abusivo de álcool após um período de abstinência, que mantivera até o dia 22 do mesmo mês. Suzanne Greenaway, médica legista disse: "Ela consumiu uma quantidade muito grande de álcool, a concentração de era tanta que foi 4,16 g/L de álcool no sangue, e esse alto consumo de álcool resultou em sua morte rápida e inesperada". No dia da morte, a gravadora Universal emitiu um comunicado expressando seu pesar pela "perda inesperada de uma talentosa cantora e compositora". Além disso, artistas como U2, Lady Gaga, Nicki Minaj, Rihanna, George Michael, Adele, Kelly Clarkson e Courtney Love fizeram tributos a Amy. A cerimônia fúnebre ocorreu no dia 26 de julho de 2011, terça-feira, no Cemitério Edgwarebury, Londres. A família e os amigos mais íntimos do cantor, além de algumas celebridades, como Mark Ronson, Kelly Osbourne e Bryan Adams. O a cerimônia seguiu os preceitos da religião judaica. O corpo de Amy foi cremado, e suas cinzas foram misturadas com a de sua avó, Cynthia. Com a conclusão do funeral, os pais de Amy Winehouse declararam sua intenção em criar uma fundação para ajudar jovens viciados em drogas. Além disso, sua morte trouxe de volta seus materiais discográfico nos rankings ao redor do mundo.